loader image

Conheça 3 golpes no WhatsApp e como se proteger

Se você utiliza o WhatsApp no seu dia a dia, saiba que você está exposto a golpes. Neste artigo, vamos te apresentar os golpes no WhatsApp e como se proteger deles.




Uma pesquisa recente indicou o WhatsApp como o segundo aplicativo mais usado pelos brasileiros. O aplicativo perdeu apenas para o Facebook.

Isso quer dizer que o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares usados no Brasil. Por isso, ele é alvo de ataques. Desta forma, é preciso conhecer os tipos de golpe no WhatsApp e como se proteger.




Quais os tipos de golpes no WhatsApp e como se proteger deles?

Os avanços da tecnologia facilitam a nossa vida. Mas, os golpes aplicados em meios digitais aumentam diariamente. Os golpes mais conhecidos no WhatsApp são:

1- Clonagem
É um dos golpes mais comuns atualmente. Faz com que os criminosos assumam a sua conta de WhatsApp. Isso porque eles se passam por algum site em que você possa ter feito um cadastro.

Os criminosos alegam que houve um erro no cadastro e enviam um código por SMS para corrigir o erro.

A partir daí, eles têm acesso a todas as suas informações no Whatsapp. Histórico de conversas e contatos. Sendo assim, eles usam essas informações e se passam por você para pedir dinheiro a seus contatos.




golpes no WhatsApp
Saiba mais sobre os tipos de golpes no WhatsApp (Foto: Freepik)

2- Phishing
Neste golpe, os criminosos também se passam por alguma empresa oferecendo brindes, vantagens, cartões. Algo que faça você clicar no link que eles enviam.

O link te leva para uma página que tem um formulário para preencher seus dados. Com eles, os criminosos podem invadir o seu celular e até usar seus dados para outros golpes.

3- App espião
Aqui, um aplicativo espião é instalado em seu aparelho. Ele dá total acesso ao seu aparelho. Ou seja, com o app espião é possível vigiar tudo que você faz no seu celular. Assim, consegue acessar suas conversas, seus dados financeiros e código de verificação do próprio Whatsapp.

Como se proteger de golpes no Whatsapp?

Para se proteger de golpes, mantenha sempre uma atitude de desconfiança. Além disso,

  • use a autenticação em dois fatores;
  • não clique em links suspeitos;
  • não envie esses links para seus contatos;
  • se perceber alguma conversa estranha, apague todos os seus dados do Whatsapp.

Agora você conhece os principais golpes no WhatsApp e como se proteger deles. Portanto, compartilhe este artigo com seus amigos. Além disso, continue acompanhando o nosso site para ter mais dicas como essa.

Flávio Soares

Flávio Soares

Nosso time de redação é especializado em aplicativos, economia e emprego. Meu objetivo é analisar e relatar esses campos de forma criativa e formal, oferecendo visões perspicazes e acessíveis para meus leitores.