Teste de velocidade de internet: Conheça o aplicativo

Na grande era tecnológica, praticamente todos os recursos e ferramentas que temos são acessados de forma virtual. É uma experiência terrível quando queremos fazer uso de ferramentas que necessitam de internet e não carregam nada, sendo importante realizar um teste de velocidade de internet.

teste de velocidade de internet
(Reprodução: Google Imagens)

Por situações como essas, foram criados aplicativos que fazem teste de velocidade de internet. Existem diversos aplicativos para testar a velocidade da internet. Aqui estão algumas sugestões de aplicativos teste de velocidade de internet populares:

1. Speedtest by Ookla

Sendo um dos aplicativos de teste de velocidade de internet mais populares e confiáveis, o Speedtest by Ookla é um aplicativo que testa a velocidade da conexão com a internet. 

Quando você inicia um teste, o aplicativo se conecta a um servidor remoto que está localizado próximo, e mede a velocidade de download, upload e ping.

Além disso, a velocidade de download é a taxa de transferência de dados da internet para o dispositivo, sendo que a velocidade de upload é a taxa de transferência de dados do seu dispositivo para a internet. 

Outro recurso e termo interessante é o ping, ou seja, a latência, a medida do tempo que leva para um pacote de dados ser enviado de seu dispositivo para o servidor e retornar, onde quanto menor for o ping, melhor será a qualidade da conexão.

Ademais, o Speedtest by Ookla usa um algoritmo inteligente que escolhe o melhor servidor para testar sua conexão.  Isso é feito para garantir que os resultados sejam precisos e representem a verdadeira velocidade da sua conexão.

O resultado do teste é exibido em uma interface amigável e fácil de entender, mostrando a velocidade de download, upload e ping, onde o qual permite que você salve os resultados do teste para que possa acompanhar a velocidade da sua conexão ao longo do tempo.

Esse aplicativo para aplicar o teste de velocidade de internet é gratuito e está disponível para dispositivos móveis iOS e Android

2. Fast.com

Este aplicativo para teste de velocidade de internet foi desenvolvido pela Netflix e testa a velocidade de download da conexão de internet, o qual funciona de maneira simples e direta.

Nesse sentido, ao abrir o aplicativo, ele começa a testar automaticamente a velocidade da conexão com a internet, utilizando a mesma infraestrutura de servidores da Netflix para realizar os testes. Isso significa que ele faz o download de um arquivo de vídeo de tamanho específico da nuvem da Netflix para o seu dispositivo. 

Ademais, o tamanho do arquivo e o tempo que leva para baixá-lo são usados para calcular a velocidade da sua conexão, onde o teste de velocidade de internet deve ser projetado para ser fácil e rápido, e não requer que você pressione nenhum botão para começar. 

Além de tudo, ele também mostra a velocidade atual da sua conexão em tempo real, sem a necessidade de clicar em nenhum botão para atualizar.

Esse aplicativo de teste de velocidade de internet é gratuito e está disponível para dispositivos móveis iOS e Android

3. Meteor

Seguindo pela lista de aplicativos de teste de velocidade de internet, temos este que foi projetado para medir a velocidade de download e upload em relação às necessidades de streaming de vídeo.

O Meteor é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos web e móveis de código aberto para fazer teste de velocidade de internet, que utiliza a linguagem JavaScript tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor. 

Ele foi criado para permitir o desenvolvimento rápido de aplicativos complexos, com uma arquitetura moderna e escalável.

O funcionamento do aplicativo Meteor pode ser resumido em três etapas principais:

  • Desenvolvimento: o desenvolvimento de um aplicativo Meteor começa com a criação de um projeto, através do uso do comando “meteor create”. Em seguida, é possível utilizar as bibliotecas e recursos do ecossistema do Meteor para construir o front-end e back-end do aplicativo.
  • Publicação: uma vez que o aplicativo está pronto, é possível publicá-lo na web ou em lojas de aplicativos móveis. O Meteor fornece ferramentas para a implantação de aplicativos em nuvem, incluindo o serviço de hospedagem do Galaxy.
  • Execução: uma vez que o aplicativo está em produção, ele funciona em tempo real, com atualizações instantâneas para todos os usuários conectados. Isso é possível graças à tecnologia de comunicação em tempo real do Meteor, que usa WebSockets para manter uma conexão constante entre o servidor e o cliente.

Esse aplicativo para realizar teste de velocidade de internet é gratuito e está disponível para dispositivos móveis iOS e Android.  

Veja mais:

Melhor app para ver TV – Assista a séries, novelas e filmes pelo celular