Teste de velocidade de internet: Conheça o aplicativo - Conecta Geral

Teste de velocidade de internet: Conheça o aplicativo

Você está no lugar certo, confira alguns dos melhores conteúdos abaixo para ajudá-lo hoje.

Na grande era tecnológica, praticamente todos os recursos e ferramentas que temos são acessados de forma virtual. É uma experiência terrível quando queremos fazer uso de ferramentas que necessitam de internet e não carregam nada, sendo importante realizar um teste de velocidade de internet.

Anúncios

Anúncios

teste de velocidade de internet

Por situações como essas, foram criados aplicativos que fazem teste de velocidade de internet. Existem diversos aplicativos para testar a velocidade da internet. Aqui estão algumas sugestões de aplicativos teste de velocidade de internet populares:

1. Speedtest by Ookla

Sendo um dos aplicativos de teste de velocidade de internet mais populares e confiáveis, o Speedtest by Ookla é um aplicativo que testa a velocidade da conexão com a internet. 

Anúncios

Quando você inicia um teste, o aplicativo se conecta a um servidor remoto que está localizado próximo, e mede a velocidade de download, upload e ping.

Além disso, a velocidade de download é a taxa de transferência de dados da internet para o dispositivo, sendo que a velocidade de upload é a taxa de transferência de dados do seu dispositivo para a internet. 

Outro recurso e termo interessante é o ping, ou seja, a latência, a medida do tempo que leva para um pacote de dados ser enviado de seu dispositivo para o servidor e retornar, onde quanto menor for o ping, melhor será a qualidade da conexão.

Ademais, o Speedtest by Ookla usa um algoritmo inteligente que escolhe o melhor servidor para testar sua conexão.  Isso é feito para garantir que os resultados sejam precisos e representem a verdadeira velocidade da sua conexão.

O resultado do teste é exibido em uma interface amigável e fácil de entender, mostrando a velocidade de download, upload e ping, onde o qual permite que você salve os resultados do teste para que possa acompanhar a velocidade da sua conexão ao longo do tempo.

Esse aplicativo para aplicar o teste de velocidade de internet é gratuito e está disponível para dispositivos móveis iOS e Android

2. Fast.com

Este aplicativo para teste de velocidade de internet foi desenvolvido pela Netflix e testa a velocidade de download da conexão de internet, o qual funciona de maneira simples e direta.

Nesse sentido, ao abrir o aplicativo, ele começa a testar automaticamente a velocidade da conexão com a internet, utilizando a mesma infraestrutura de servidores da Netflix para realizar os testes. Isso significa que ele faz o download de um arquivo de vídeo de tamanho específico da nuvem da Netflix para o seu dispositivo. 

Ademais, o tamanho do arquivo e o tempo que leva para baixá-lo são usados para calcular a velocidade da sua conexão, onde o teste de velocidade de internet deve ser projetado para ser fácil e rápido, e não requer que você pressione nenhum botão para começar. 

Além de tudo, ele também mostra a velocidade atual da sua conexão em tempo real, sem a necessidade de clicar em nenhum botão para atualizar.

Esse aplicativo de teste de velocidade de internet é gratuito e está disponível para dispositivos móveis iOS e Android

3. Meteor

Seguindo pela lista de aplicativos de teste de velocidade de internet, temos este que foi projetado para medir a velocidade de download e upload em relação às necessidades de streaming de vídeo.

O Meteor é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos web e móveis de código aberto para fazer teste de velocidade de internet, que utiliza a linguagem JavaScript tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor. 

Ele foi criado para permitir o desenvolvimento rápido de aplicativos complexos, com uma arquitetura moderna e escalável.

O funcionamento do aplicativo Meteor pode ser resumido em três etapas principais:

  • Desenvolvimento: o desenvolvimento de um aplicativo Meteor começa com a criação de um projeto, através do uso do comando “meteor create”. Em seguida, é possível utilizar as bibliotecas e recursos do ecossistema do Meteor para construir o front-end e back-end do aplicativo.
  • Publicação: uma vez que o aplicativo está pronto, é possível publicá-lo na web ou em lojas de aplicativos móveis. O Meteor fornece ferramentas para a implantação de aplicativos em nuvem, incluindo o serviço de hospedagem do Galaxy.
  • Execução: uma vez que o aplicativo está em produção, ele funciona em tempo real, com atualizações instantâneas para todos os usuários conectados. Isso é possível graças à tecnologia de comunicação em tempo real do Meteor, que usa WebSockets para manter uma conexão constante entre o servidor e o cliente.

Esse aplicativo para realizar teste de velocidade de internet é gratuito e está disponível para dispositivos móveis iOS e Android.  

Veja mais:

Melhor app para ver TV – Assista a séries, novelas e filmes pelo celular

Flávio Soares

Flávio Soares

Nosso time de redação é especializado em aplicativos, economia e emprego. Meu objetivo é analisar e relatar esses campos de forma criativa e formal, oferecendo visões perspicazes e acessíveis para meus leitores.