loader image

Aplicativo de alfabetização

Usar um aplicativo de alfabetização pode ser muito útil para o cotidiano. Afinal, os apps são estimulantes e ajudam a criança a ficar entretida durante o aprendizado.




Por isso, é possível ter bons resultados utilizando o recurso como um meio de garantir que a criança queira aprender e não ache a alfabetização enfadonha.

Aplicativo de alfabetização

Nós buscamos opções interessantes e práticas no mercado, para que você descubra o melhor aplicativo de alfabetização para usar em sua rotina.




Dessa forma, poderá ter bons momentos com a criançada, aprendendo português de maneira prática e agradável para todos. Confira a seguir nossas dicas e aproveite o melhor aplicativo de alfabetização para usar todos os dias.

Aplicativo de alfabetização: conheça as melhores opções disponíveis

Nós fomos em busca do melhor aplicativo de alfabetização. Sabendo que cada pessoa se adapta a um app e cada um tem seus diferenciais, trouxemos uma lista de opções que podem te ajudar a encontrar aquele que será seu queridinho, confira:

1. Formar Palavras

O Formar Palavras é um aplicativo de alfabetização interessante por ser divertido. Ao longo do uso do aplicativo a criança é estimulada a formar palavras sobre 4 categorias de assuntos.

Todas as palavras estão relacionadas à alimentação, meio ambiente, objetos e seres vivos. Dessa forma, a criança consegue aprender novas palavras e se divertir ao mesmo tempo.




Além disso, para ajudar o aplicativo oferece imagens que são pequenas charadas e contribuem para o aprendizado da palavra.

Dessa forma, é possível garantir que o aprendizado seja divertido, leve e a criança possa absorver novas palavras todo dia para o próprio vocabulário.

Sem dúvidas, é uma maneira divertida de ser alfabetizado, aproveitando um app que está disponível para Android e é agradável de usar.

2.     EduEdu – Alfabetização sem Dificuldades

O aplicativo de alfabetização em questão tem uma proposta bastante didática. Disponível para Android o app foi desenvolvido de uma maneira bastante diferenciada.

No primeiro acesso, a criança faz uma atividade avaliativa que ajuda a identificar o nível escolar infantil.

A partir de então, o aplicativo contribui para que a alfabetização da criança seja feita através de exercícios divertidos, que ajudam a treinar a escrita, a leitura e a interpretação de texto.

Sempre com o conteúdo apropriado para o nível da criança, contribuindo para que o uso do app seja agradável e não afaste o pequeno da tela!

Uma vez que, as atividades que são propostas com grande dificuldade para o nível da criança acabam fazendo com que ela perca o interesse aos poucos.

Portanto, é uma boa pedida experimentar o aplicativo, que tem o uso intuitivo e contribui para que a criança aprenda muito mais que a alfabetização.

3.     Bini ABC

O aplicativo Bini ABC foi desenvolvido para crianças de 3 a 6 anos se envolverem com atividades simples e divertidas.

A ideia do aplicativo de alfabetização em questão é que a criança faça atividades como estourar bolhas com letras, para formar palavras variadas.

Além disso, a criança entenderá o significado das palavras a partir de brincadeiras como o quebra-cabeças.

Obviamente todo o conteúdo é desenvolvido de acordo com a idade da criança que vai usar o app. Justamente para que o processo seja estimulante e o pequeno consiga aproveitar bastante a brincadeira para se divertir enquanto aprende o alfabeto.

É uma maneira lúdica de ajudar no processo de ensino infantil, garantindo boas risadas e diversão enquanto usa o aplicativo para conhecer novas palavras.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, o que faz com que todos possam começar a usá-lo hoje mesmo.

4.     PalmaKids

Quem busca um aplicativo de alfabetização bilíngue deve ter o PalmaKids como opção. Tendo em vista que, ele ajuda a desenvolver o aprendizado através de jogos lúdicos e fáceis de entender.

Por isso, a criança consegue se divertir aprendendo, enquanto usa um app que está disponível para Android e iOS.

A proposta é um joguinho que leva a criança pela Galáxia do Alfabeto, para que ela consiga deixar os planetas felizes salvando as letras adequadamente.

O jogo é divertido e apropriado para crianças em fase de alfabetização. E o melhor é que une inglês e português para que a criança se desenvolva nos dois idiomas conforme é interesse de seus pais.

5.     ABC Dino

O ABC Dino é um aplicativo que usa jogos e brincadeiras com o intuito de ajudar na alfabetização de crianças de 3 a 7 anos. Atualmente o aplicativo está disponível para aparelhos Android.

O aplicativo de alfabetização conta com o mascote Finn enfrentando batalhas contra ogros e passando de nível a cada vitória.

São várias as atividades em cada etapa, para que a criança consiga conhecer as vogais, praticar a escrita de cada letra e dominar uma série de habilidades essenciais para a alfabetização.

Dessa forma, conforme a criança passa de etapa ela consegue acumular as habilidades necessárias para vencer os ogros e dominar o alfabeto.

Todas as atividades são desenvolvidas com o intuito de que a criança se divirta enquanto aprende o alfabeto. Sem dúvidas, a proposta é bastante interativa e divertida, para que a criança queira estudar usando o app.

6.     Ler e Contar

O aplicativo de alfabetização em questão tem alguns diferenciais. O aplicativo em questão tem como diferencial a proposta de ensinar a criança a ler e contar a história.

Durante o uso do aplicativo a criança vai visualizar algumas figuras e palavras que deverão ser identificadas para que a criança entenda o que cada imagem quer dizer por meio da leitura.

Além da alfabetização, o aplicativo também conta com algumas brincadeiras que exigem da criança que desenvolva operações de matemática simples como somar e subtrair.

Dessa forma, a criança vai aprender português e matemática básica brincando, para que consiga dominar o conhecimento e ter um ótimo resultado em sua alfabetização.

Afinal, falar português corretamente é fundamental, assim como, é importante dominar a matemática básica para que a criança tenha um bom desenvolvimento cognitivo.

7.     Escrever o Alfabeto

O Escrever o Alfabeto é um aplicativo de alfabetização disponível para Android, que ensina a criança a caligrafia do alfabeto.

Por isso, o pequeno irá fazer atividades no celular com os dedos, para traçar as formas de cada letra do alfabeto.

O que faz com que seja divertido aprender a escrever e estimula a escrita, mesmo que não esteja usando papel e lápis.

A utilização do aplicativo na tela do celular aprimora não só o alfabeto que é absorvido pela criança como também contribui para a sua coordenação motora global e fina.

Portanto, é um estímulo completo para o desenvolvimento infantil, auxiliando a criança a dominar a escrita à mão o quanto antes.

8.     Jogo das Palavras

Outro excelente aplicativo de alfabetização é o Jogo das Palavras que está disponível apenas para sistema iOS.

Trata-se de um joguinho muito divertido que mostra uma imagem e algumas letras que formam a palavra correspondente à figura em questão.

Obviamente, as letras estão fora de ordem e a criança será estimulada a colocar a palavra em ordem. Dessa forma, a criança consegue absorver não apenas aquela palavra, mas também o que ela significa.

Aspecto que é interessante para que seja possível garantir um aprendizado saudável, divertido e que seja muito estimulante para a criança. Afinal, é divertido aprender jogando.

Ver mais:

App para marcar dias de treino

Flávio Soares

Flávio Soares

Nosso time de redação é especializado em aplicativos, economia e emprego. Meu objetivo é analisar e relatar esses campos de forma criativa e formal, oferecendo visões perspicazes e acessíveis para meus leitores.