loader image

Aprenda a consultar o CPF de Graça

O CPF, ou Cadastro de Pessoa Física, é um documento muito importante para todos os brasileiros. Por isso é sempre bom aprender a consultar o CPF de graça para garantir que não existem irregularidades ou dívidas associadas a ele. Afinal, nós precisamos dele para a maioria das coisas que fazemos na nossa vida adulta, principalmente para as transações financeiras.




Nos últimos tempos, a pandemia e a crise financeira vem afetando o país. Por conta disto, muitas pessoas estão fazendo muitos empréstimos e atrasando faturas do cartão de crédito. Com isso, o número de inadimplências tem crescido muito. Infelizmente, esse tipo de situação acaba com a credibilidade financeira de uma pessoa e a impede de fazer novas compras e ter uma vida financeira saudável.

Sendo assim, é interessante consultar o status do seu CPF. Pode ser que você tenha se esquecido de alguma dívida e isso com certeza vai te causar problemas. Por sorte, hoje em dia é muito simples verificar qual a situação do seu documento. Aliás, é possível consultar o CPF de forma online e gratuita.




Por que consultar o CPF de graça?

Estar com as contas em dia é ótimo, não é? Isso traz uma sensação de paz e segurança, principalmente em tempos de crise. Por isso, é muito importante consultar seu CPF com frequência. Além da tranquilidade, a consulta do documento junto ao Serasa mostra todas as pendências relacionadas com o seu nome.

Assim, você tem em mãos todas as informações necessárias para organizar suas finanças. Por exemplo, se a consulta ao seu CPF indicar uma dívida, você pode entrar em contato com a instituição que está te cobrando e negociar uma forma de pagamento. Desta forma, você consegue resolver esse problema de uma maneira que caiba no seu orçamento.

consultar CPF grátis
Não deixe seu CPF ficar negativado. Aprenda a consultar o CPF grátis. (Foto: Freepik/diana.grytsku)

Contudo, o mais importante é que parcelar e pagar as dívidas impede que elas aumentem devido aos juros. Então, quanto antes você começar a pagar, melhor. Ademais, em muitos casos seu nome já fica limpo logo depois do pagamento da primeira parcela. Por isso, não perca tempo e consulte a situação do seu CPF seguindo nosso passo a passo.

Consulta Online do CPF – Passo a Passo

Para consultar o CPF de graça e online basta seguir as etapas abaixo:




  • instale o app Serasa Consumidor, disponível para Android e iOS;
  • crie um login e senha;
  • no aplicativo, vá até o menu e clique em “Consultar CPF”;
  • agora, é só conferir se existe alguma pendência associada ao seu CPF.

Pronto, você dispõe de uma ferramenta para te ajudar monitorar as movimentações em seu CPF! Aproveite e conte para seus amigos e familiares a importância de consultar o CPF.

Mostre aos seus amigos como consultar o CPF grátis ou compartilhe este artigo com eles. E continue acompanhando nosso site para outras dicas!

Flávio Soares

Flávio Soares

Nosso time de redação é especializado em aplicativos, economia e emprego. Meu objetivo é analisar e relatar esses campos de forma criativa e formal, oferecendo visões perspicazes e acessíveis para meus leitores.